sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Então, Ageu, o embaixador do SENHOR, falou ao povo, conforme a mensagem do SENHOR, dizendo: Eu sou convosco, diz o SENHOR. Ageu 1: 13

Deus envia o profeta Ageu para o remanescente do povo de Israel que voltou do cativeiro na Babilônia. Os retornados começaram a reconstruir o templo e lançaram os alicerces com grande euforia, mas depois a construção parou. Ageu agora deve despertar o povo e motivá-lo novamente (Esdras 3 e 4).


Qual foi o motivo da interrupção? Por que o entusiasmo e as atividades do povo não duraram? Ageu aborda o ponto sensível: "É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta casa há de ficar deserta?" Para induzir o discernimento e o arrependimento, Ageu primeiro voltou seu olhar para o passado e para as consequências de sua desobediência. Então ele olha para a frente e diz a eles o que fazer. O povo escuta e obedece; ele "teme ao Senhor". Isso deixa claro que os compatriotas admitem sua culpa e fraquezas (v. 4, 12).


O povo passou a entender, mas ainda não retomou o trabalho no templo na época de nosso versículo do dia. Mas Deus já reage à conversão interior e a fortalece, prometendo-lhes sua proximidade e sua ajuda. Este exemplo também mostra que Deus conhece o coração e presta atenção a cada movimento (1 Samuel 16: 7; 1 Crônicas 28: 9; Lucas 16: 15). “Eu sou convosco, diz o Senhor” - por isso não precisam construir sem Ele. Que efeito positivo essa graciosa promessa deve ter exercido sobre o povo!


Deus não age de maneira diferente hoje. Quando estamos cientes de nossa fraqueza, admitimos nossa culpa e queremos obedecer à Sua palavra, Deus intervém em nossa vida para nosso benefício.


Leitura diária da Bíblia Números 13: 1-25: Mateus 9: 1-13

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário