domingo, 17 de janeiro de 2021

Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados. Hebreus 10: 14

A fé e o culto dos hebreus eram baseados no Antigo Testamento. O escritor da Carta aos Hebreus, sob a orientação do Espírito Santo, desenvolve isso e explica que o culto judaico tem um caráter simbólico em muitos detalhes.

Agora, depois que o Senhor Jesus morreu e ressuscitou, está claro que os sacrifícios apenas indicam a morte expiatória de Jesus. Agora as "sombras" têm que ceder porque a realidade chegou. Os hebreus crentes deveriam olhar para algo muito melhor que lhes foi dado em Cristo. Agora eles não devem mais adorar a Deus em um serviço formal e objetivo, mas compreender o significado espiritual e o escopo da obra do Senhor Jesus e fazer sacrifícios espirituais a Deus de acordo (cap. 9: 6-10, 25; 13: 15).


Inúmeros sacrifícios de animais eram feitos na época do Velho Testamento. Por exemplo, alguém que pecou por engano teve que oferecer um sacrifício a Deus para ser perdoado (Levítico 4 – 5). Mas esses sacrifícios - bem como os sacrifícios anuais no grande dia da expiação - tinham que ser repetidos indefinidamente. Eles não podiam purificar a consciência, apenas o exterior; eles não poderiam trazer perdão para a eternidade, mas apenas para este tempo e esta terra; eles não podiam dar certeza da salvação ou abolir o pecado.


Essas ofertas pelo pecado falam simbolicamente da morte do Senhor Jesus pelos pecados, mas, ao contrário delas, o seu sacrifício nunca deve e nem pode ser repetido. Sua Expiação é perfeita; as sagradas reivindicações de Deus são plenamente cumpridas. O sangue de Jesus limpa a consciência de todos os crentes e traz o perdão completo de todos os pecados. E quem quer que olhe para sua obra perfeita de redenção, que satisfaz completamente as reivindicações de Deus, recebe a certeza da salvação.


Leitura diária da Bíblia Números 10: 11-36 Mateus 7: 13-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário