quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Disse, pois, o rei a Itai, o geteu: Por que irias tu também conosco? ... Respondeu, porém, Itai ao rei e disse: … no lugar em que estiver o rei, meu senhor, seja para morte seja para vida, aí certamente estará também o teu servidor. 2 Samuel 15: 19 - 21

As palavras que Itai diz aqui vão ao coração. Porque quase não há razões naturais para seu juramento de lealdade: por um lado, ele vem de Gate, uma cidade hostil ao povo de Israel - basta pensar em Golias, a quem Davi derrotou alguns anos antes.

Além disso, Davi não é mais um homem célebre aqui: poucos o admiram, a opinião pública está contra ele, sim, ele até tem que fugir do próprio filho. Porque o popular e bonito Absalão tem o povo do seu lado. Além disso, Itai não é amigo de longa data de Davi. Ele só recentemente veio para jurar lealdade a ele.


Para Davi em sua posição, toda a ajuda é oportuna. No entanto, ele não pede ou exorta Itai a ficar com ele. Pelo contrário, avisa-o dos perigos e deseja-lhe as bênçãos de Deus caso ele retorne. Isso coloca Itai à prova. E o que ele responde? "Seja na morte ou na vida - eu ficarei com você!"


Essa é uma resposta maravilhosa. Isso nos lembra dos crentes que professam o Senhor Jesus em palavras semelhantes. Eles eram inimigos e separados de Deus, mas agora estão reconciliados com Ele através da morte do Senhor Jesus. Eles sabem que seu mestre é impopular no mundo. Se eles O seguem, isso significa rejeição e incompreensão, às vezes até perseguição, para eles também. Ninguém os obriga a ficar do lado Dele - só o amor por Ele os move a confiar Nele e a ser fiel a Ele. Sua linguagem é: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Filipenses 1: 21).


Essas também poderiam ser suas e minhas palavras?


Leitura diária da Bíblia: Oséias 12: 1-14; Tiago 5: 13-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário