sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue e homem de Belial! ... Disse, porém, o rei: … Ora, deixai-o amaldiçoar, pois, se o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi, quem, pois, diria: Por que assim fizeste? 2 Samuel 16: 7, 10

Davi está fugindo de seu filho Absalão, que quer tirar dele o reinado. Davi chora ao sair de Jerusalém. Simei, um parente distante de Saul, vem ao seu encontro. Ele não mostra respeito por Davi e nenhuma compaixão por sua dor, mas o amaldiçoa, dizendo que o sofrimento de Davi é o justo castigo de Deus por todos os males que ele fez à casa de Saul. A acusação odiosa de Simei é obviamente injusta, pois Davi se comportou de maneira exemplar para com Saul e sua família (1 Samuel 24: 7; 26: 11; 2 Samuel 1: 17 - 27; 4: 11; 9: 1).

Como as maldições de Simei devem ter afetado Davi! Davi poderia ter se justificado e punido Simei, mas ele reage de maneira muito diferente. Ele vê Deus por trás dessas circunstâncias e aceita de bom grado o tratamento severo e injusto de suas mãos. Talvez ele também estivesse pensando em seu pecado com Bate-Seba e no castigo de Deus por isso (cf. 2 Samuel 12: 9, 10).


Como reagimos quando somos tratados injustamente? Isso depende crucialmente se estamos diante de Deus ou apenas julgamos tudo no plano horizontal. Neste último caso, existe o risco de nos tornarmos amargos, implacáveis ​​e evitar aqueles que nos ofenderam. Mas quando percebemos que Deus permitiu tudo, inclusive o mal que nos é feito, então tudo muda. Pois se Deus considera importante nos educar e fazer crescer espiritualmente através das injustiças feitas a nós, então não importa que ferramenta Ele use.


Vamos aprender novamente com Davi a aceitar tudo que vem das mãos do Senhor. É assim que O honramos e evitamos mais danos causados ​​por irritações de nossa natureza pecaminosa.


Leitura diária da Bíblia: Esdras 3: 1 - 13; Provérbios 4: 10 - 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário