sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se, porque, pelo caminho, tinham disputado entre si qual era o maior. Marcos 9: 33, 34

O Senhor faz uma pergunta simples a seus discípulos aqui - revelando a raiz de sua fraqueza.

O que eles discutiram? Eles discutiram sobre "quem era o maior"! Este é um problema real hoje e é a fonte de alguma discórdia entre o povo de Deus. Pode-se estar discutindo uma questão completamente diferente aqui - mas abaixo da superfície, nosso ego interfere facilmente na conversa. E não quer apenas ser grande, quer ser "o maior"! Mas quando um crente quer ser "o maior", mais cedo ou mais tarde o resultado é que o menor deslize de um irmão é usado para menosprezá-lo e exaltar-se a si mesmo.


O próprio pensamento de querer "ser grande" mostra quão pouco os discípulos entendiam os princípios do reino de Deus. Eles ignoraram que o amor, a justiça, a graça e o poder de Deus deveriam ser vistos aqui. Mas mesmo eu e você, podemos cair na armadilha de usar a união dos crentes para nos exaltar. Os cristãos podem discutir entre si como os discípulos, mas na presença do Senhor Jesus devem ficar em silêncio. Podemos ter certeza de que quando os crentes começam a brigar uns com os outros, eles se esquecem de que o Senhor os vê e ouve tudo.


O que o Senhor faz agora? Ele se senta e amorosamente aponta os Doze para o caminho da verdadeira grandeza. Se alguém quer ser o primeiro no reino de Deus, que de boa vontade ocupe o último lugar no caminho da glória: ele deve ser "o servo de todos"! (v.35).


Podemos estar prontos para servir a uma grande personalidade, mas estamos prontos para servir a todos?


Leitura diária da Bíblia: Esdras 7: 19 - 28; Provérbios 8: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário