terça-feira, 25 de janeiro de 2022

E disse Naamã: … Quando meu senhor entra na casa de Rimom, para ali adorar, e ele se encosta na minha mão, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom … nisso, perdoe o SENHOR a teu servo. E ele lhe disse: Vai em paz. 2 Reis 5:17-19

Naamã, comandante do exército sírio, foi curado da lepra. Ele sabe quem o curou e confessa: "Eis que tenho conhecido que em toda a terra não há Deus, senão em Israel!" (v. 15). Também fica imediatamente claro para ele que não pode mais adorar ídolos. Mas tem seu rei, que se apoiava nele quando ele visita o templo do ídolo. Um verdadeiro problema!

Mas Naamã sabe o que fazer. Ele faz a pergunta a Eliseu e, portanto, a Deus. E ele ouve a resposta: "Vai em paz". - Nada mais. Eliseu não lhe diz que o caminho para o templo dos ídolos é errado, embora a lei que Deus deu ao povo de Israel diga isso. O trabalho de Eliseu não é colocar Naamã sob a lei. - E isso não aumentaria a preocupação de Naamã?


Por outro lado, Eliseu não concede nenhuma exceção. Ele vê: o próprio Deus ensinou a Naamã que seria errado curvar-se diante de Rimom. Uma permissão especial teria amortecido sua consciência. Então Eliseu o deixa inteiramente à orientação de Deus. Em comunhão com Deus, Naamã saberá o caminho a seguir; uma caminhada na paz de Deus - aconteça o que acontecer. Se Naamã deseja sinceramente fazer a vontade de Deus, passo a passo ele experimentará a orientação de Deus - também na questão atual (Salmo 32: 8).


Hoje devemos nos alinhar com a Palavra de Deus consumada. A palavra "Vai em paz" pode nos ajudar a aplicar a palavra especificamente às nossas circunstâncias. E ao lidar uns com os outros, queremos nos vincular ao próprio Senhor, como fizeram Eliseu ou Barnabé - e à sua palavra (Atos 11: 23).


Leitura diária da Bíblia: Esdras 6: 1 - 12; Provérbios 6: 12 - 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário