quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Por isso, vo-lo enviei mais depressa, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza. Filipenses 2: 28

Epafrodito


Aqui temos um exemplo notável de como o amor fraterno sincero funciona na prática da vida e no serviço do Senhor. Os crentes em Filipos enviaram uma dádiva ao apóstolo Paulo por meio de Epafrodito a Roma. O mensageiro adoeceu gravemente durante a viagem. Os filipenses ouviram falar disso e ficaram tristes com isso.


Enquanto isso, Epafrodito havia se recuperado, mas seus pensamentos não giravam em torno da doença à qual sobrevivera, mas sim de que os filipenses tinham ouvido falar dela. Ele gostaria de correr até eles para confortá-los; mas ao mesmo tempo ele viu uma tarefa em ficar com Paulo, que havia sido fortalecido na fé por sua cura (v. 27). No entanto, Paulo renunciou desinteressadamente ao apoio de Epafrodito e o enviou de volta a Filipos para que os filipenses fossem felizes novamente, e Paulo pudesse regozijar-se com eles.


Além disso, Paulo estava pronto para enviar em breve seu fiel companheiro, Timóteo, que era particularmente próximo a ele, a Filipos para informá-los sobre o andamento de seu caso. Desistir dele seria difícil para ele.


Aqui ninguém pensa em si, mas todos pensam no outro. Os corações dos filipenses batiam por Epafrodito; ele não pensa em sua situação, mas na dor dos filipenses. Paulo renuncia a Epafrodito para agradar aos filipenses e se consola com sua alegria. Nem quer que eles permaneçam no escuro sobre seu destino.


Que afetos e sentimentos encontramos aqui, e como todos eles se preocupam uns com os outros! – “Que haja em vós o mesmo sentimento” (Filipenses 2: 5).


Leitura diária da Bíblia: Esdras 1:1 - 11; Provérbios 3: 19 - 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário