quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo. Gálatas 6: 14

Pensamentos sobre a cruz


A cruz do Senhor Jesus separa o crente do mundo, assim como o sangue de Cristo conecta o crente a Deus (cf. Efésios 2: 13). Se há algo de que me vangloriar, só poderia ser a cruz de Cristo. Mas isso seria uma glória muito diferente daquela que os homens do mundo ou os enganadores dos gálatas procuram.


Cristo na Cruz – essa foi a última vez que o mundo O viu. Por que Ele foi crucificado? Ele poderia reivindicar o reconhecimento e a homenagem do mundo como o Filho de Deus. Mas o mundo descartou o unigênito. O sinal disso é a cruz.


Muitos adoram o símbolo da cruz sem perceber seu significado profundo. Mas professar a cruz de Cristo só tem valor para aqueles que crêem: “Estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim”. Para outros, a cruz não é sinal de bênção, mas de maldição (Gálatas 2:19-20; 3:13).


Na cruz terminou a vida de Cristo em relação ao mundo. O mundo o matou e não viu o ressuscitado. E o crente é crucificado com Cristo e, portanto, se ele reconhece e realiza sua posição, não está mais disponível para viver de acordo com os princípios do mundo: não estou mais aí para o mundo, porque estou identificado com Cristo em sua morte.


A cruz também arranca a raíz da minha autoconfiança. Eu me glorio na cruz e não mais das habilidades naturais de que o mundo se orgulha. "O mundo está crucificado para mim." Quando as coisas vão bem comigo, sua atração para mim diminuirá cada vez mais; porque o mundo está sob maldição, porque expulsou o Filho de Deus.


Leitura diária da Bíblia: Esdras 2: 1 - 70; Provérbios 4: 1 - 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário