segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Porém Saul disse: Hoje, não morrerá nenhum, pois, hoje, tem feito o SENHOR um livramento em Israel. 1 Samuel 11: 13

Saul começou bem o seu reinado. O povo havia acabado de gritar: “Viva o rei!” quando os amonitas cercaram a cidade de Jabes-Gileade.  Eles não só exigiram que os moradores se submetessem, não, todos também deveriam ter o olho direito arrancado. É uma representação figurativa do astuto inimigo, de Satanás, tentando barganhar conosco se cedermos a ele e abandonarmos nosso discernimento espiritual – o olho direito – (cap. 10: 24; 11:2).

Saul rapidamente reúne um exército e consegue uma grande vitória sobre os inimigos. Depois disso, ele aparece ainda mais como um líder promissor por causa de sua atitude generosa. O povo quer matar os israelitas que haviam questionado anteriormente a adequação de Saul, mas Saul responde: "Hoje, não morrerá nenhum, pois, hoje, tem feito o SENHOR um livramento em Israel!" À palavra de Samuel, o povo vai a Gilgal para renovar o reinado de Saul. Ali eles oferecem ofertas pacíficas perante o Senhor e se regozijam muito.


Que belo começo! Se ao menos a história de Saul terminasse aqui! Um bom começo parece promissor, mas a verdadeira fé se mostra na perseverança. No Evangelho do Semeador, o Senhor enfatiza que enquanto alguns recebem a palavra “com alegria”, “é de pouca duração” até que venha a tribulação ou a perseguição. E mesmo "os cuidados deste mundo" ou "a sedução das riquezas" podem sufocar a semente da Palavra (Mateus 13: 20 - 22).


Para Saul chega o momento em que Samuel tem que lhe dizer: "Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei". Outro Saul — Saulo de Tarso — foi capaz de dizer no final de sua vida: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (1 Samuel 15: 23; 2 Timóteo 4: 7). 


Leitura diária da Bíblia: Esdras 5: 6 - 17; Provérbios 6: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário