quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade que há em Cristo Jesus. 2 Timóteo 1: 13

Um jovem cristão teve de comentar a seguinte citação de Thomas Mann: "Sou um homem de equilíbrio. Instintivamente, inclino-me para a esquerda quando a barcaça ameaça virar à direita - e vice-versa", escrita em 1934 contra o pano de fundo político da época. 

O estudante estava tentando mostrar: No âmbito físico, esse princípio é bastante válido. Lá, o contra-movimento instintivo pode ser útil "para que a barcaça não vire". No reino espiritual, entretanto, esse princípio não funciona, embora também tenhamos a tendência de agir instintivamente dessa forma. Isso foi claramente demonstrado pelos acontecimentos da época, com os comunistas de um lado e os nacional-socialistas de outro.

 

No âmbito mental, o "contra-movimento" é muitas vezes prejudicial - e no âmbito espiritual é ainda mais. Quando reconhecemos orientações erradas, não ajuda se nos afastarmos do "centro bíblico" na direção oposta. E, no entanto, a história da igreja fornece inúmeros exemplos de tais contra-movimentos, que não levaram ao equilíbrio, nem a equilibrar o que estava errado, mas muitas vezes até mesmo a divisões na igreja.


Mas o que devemos fazer quando reconhecemos correntes perigosas no cristianismo? Para todo crente, é necessário fixar nossos olhos no ensino sadio dos apóstolos e do Senhor Jesus e nos apegarmos a ele - com o conteúdo claro e a ênfase divinamente sábia que encontramos no Novo Testamento.


Para os ministros da Palavra vale, "que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timóteo 4:2). Eles também não devem fixar seus olhos no que está errado, mas na sã doutrina das Escrituras. Isso os mantém equilibrados e os capacita a aplicar a Palavra de Deus de forma apropriada.


Leitura diária da Bíblia: Josué 8: 14 - 23; 1 Coríntios 7: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário