domingo, 27 de agosto de 2023

... para que sigais as suas pisadas, o qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano, o qual, quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente. 1 Pedro 2: 21 - 23

Nesses versículos, somos exortados a seguir os passos do Senhor Jesus de quatro maneiras:

Primeiro, somos lembrados de que nosso Senhor não cometeu pecado. Seja qual for a adversidade que enfrentamos, incluindo rejeição, injustiça ou insulto, nossa resposta deve ser sem pecado. Não pecar em circunstâncias difíceis pode não ser fácil, mas o Senhor era perfeito em todas as situações. Nosso desejo deve ser o de seguir Seus passos e nos tornarmos mais semelhantes a Ele.


Em segundo lugar, diz-se que não havia engano no Senhor. Não importa o quanto Ele tenha sido tentado por homens perversos, não havia o menor traço de engano ou malícia em qualquer pergunta que Ele fizesse ou resposta que desse. Para nós, humanos, a malícia e a inveja podem estar escondidas por trás de palavras que são "mais macia do que a manteiga" e "mais brandas do que o azeite" (cf. Salmo 55: 22). Com o Senhor, porém, nunca houve um motivo maligno escondido por trás de um bonito discurso.


Em terceiro lugar, lemos que nosso Senhor se calou diante de palavras maliciosas. Sim, mesmo diante de falsas acusações, Ele permaneceu calmo. Um cristão pode suplicar e exortar, mas nunca deve injuriar ou ameaçar.


Em quarto lugar, o Senhor confiou a si mesmo a Deus. Se permanecermos em silêncio diante dos insultos, isso não significa que eles ficarão sem resposta. Mas a resposta está com Deus. Portanto, nunca devemos procurar nos vingar (Romanos 12: 19).


Nenhuma dessas respostas nos coloca em primeiro plano. Portanto, podemos considerá-las insignificantes e pequenas. Mas se seguirmos o Senhor nisso, os outros verão Cristo tomando forma em nós (Gálatas 4: 19). Não é esse o nosso objetivo?


Leitura diária da Bíblia: Juízes 1: 1 - 15; 2 Coríntios 1: 1 - 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário