quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. Filemom 24

Paulo escreve, e seus colaboradores se juntam a ele com saudações.

Marcos saiu com Barnabé e Paulo - e voltou atrás porque o ministério talvez tenha se tornado tedioso demais para ele. Mais tarde, ele foi a causa de Paulo e Barnabé seguirem caminhos diferentes em seu ministério. Depois disso, não ouvimos mais nada de Marcos por cerca de dez anos. Mas aqui está ele com Paulo novamente e é um de seus cooperadores. Cerca de cinco anos depois, Paulo pede a Timóteo que traga Marcos com ele, "porque ele me é útil para o ministério". O ministério de Marcos, portanto, apresenta altos e baixos, mas com um bom resultado (Atos 13: 13; 15: 39; 2 Timóteo 4: 11).

Aristarco se junta a Paulo na terceira viagem missionária e o acompanha quando ele é levado como prisioneiro para Roma. Aqui ele é um "cooperador", e na carta contemporânea aos Colossenses é até mesmo um "companheiro de prisão". Aristarco serve de forma não espetacular, mas com fidelidade e dedicação (Atos 19:29; 27:2; Colossenses 4:10).

Depois vem Demas. Sobre ele, Paulo escreve, em sua segunda prisão, que o desamparou "amando o presente século". O desenvolvimento de Demas é uma advertência para nós (2 Timóteo 4:10).

Lucas é "o médico amado". Como fiel companheiro de viagem de Paulo, ele está incluído de forma oculta no "nós" e no "nos" de Atos. Ele acompanha Paulo a Roma e o serve lá. Em sua última carta, Paulo escreve: "Só Lucas está comigo". Esse colaborador é caracterizado pela devoção e pelo amor (Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11).

Quão diferentes são os homens que Paulo chama aqui de seus colaboradores: Marcos está ... com ele novamente, Aristarco está ... mais tempo com ele, Demas está ... ainda com ele, e Lucas ... permanece com ele até o fim.

Precisamos de determinação e graça para sermos e permanecermos úteis ao nosso Senhor (2 Timóteo 2:21).

Leitura diária da Bíblia Josué 8:24-35 - 1 Coríntios 712-24

Nenhum comentário:

Postar um comentário