quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão. Jeremias 18: 6

Deus envia Jeremias à casa de um oleiro para ensinar-lhe uma lição especial para seu povo. O profeta observa o oleiro trabalhando e aprende algo sobre como Deus lida com os homens. - Três aspectos dos versículos 1-10 podem ser aplicados de forma útil à nossa vida de fé:

Primeiro, Deus é soberano. Ele tem o direito e o poder de agir como age. Devemos nos submeter a Ele de bom grado e nos submeter à Sua vontade. Deus insiste que pode "tratar conosco como bem Lhe parecer" e que não precisa nos prestar contas disso (cf. v. 4; Romanos 9:19, 20; Jeremias 50:44). Ao mesmo tempo, Suas ações às vezes podem ser muito dolorosas e, se não soubermos por que Deus age dessa forma, isso pode nos levar ao desespero.


O que pode nos confortar é o segundo aspecto: Deus não está brincando conosco. Para o oleiro, é uma obra (Jeremias 18:3), Ele é sério. Ele tem um propósito em mente e uma meta para nós. Mas mesmo esse pensamento nem sempre nos ajuda. Então, muitas vezes ficamos inquietos e temos dúvidas.


Se quisermos nos submeter de bom grado ao "oleiro" e reconhecer o bem em sua obra, nosso olhar deve se voltar para o próprio oleiro. Esse é o terceiro ponto. Aquele que está trabalhando em você agora não é um governante humano arbitrário, mas Ele é perfeitamente bom e faz o bem. Ele é Luz, e tudo, realmente tudo, que Ele faz é justo e bom. Ele não o atormentará desnecessariamente (Salmo 119:68; 1 João 1:5; 1 Pedro 1:6).


Quando Deus age em nós, causando-nos dor, clamamos, por assim dizer: "Você sabe que está me machucando?" E Ele responde com amor: "Sei exatamente quem você é e o que estou fazendo com você. Tenho um bom plano para você e tenho grandes coisas reservadas para você. Um dia você entenderá" (cf. Salmo 103:14; Jeremias 29:11; Ezequiel 14:23).


Leitura diária da Bíblia: Josué 11: 1 - 11; 1 Coríntios 10: 1 - 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário