sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e da caridade e tendo por capacete a esperança da salvação. 1 Tessalonicenses 5: 8

Essa exortação encorajadora do apóstolo Paulo é como se tivesse sido escrita para os nossos dias, pois hoje encontramos as características do mundo que o apóstolo apresentou aos tessalonicenses, mais evidente do que nunca. Elas são as trevas, o sono e a insubordinação.

As trevas são a condição moral e espiritual do mundo ao nosso redor. O Senhor Jesus veio ao mundo como a luz, mas os homens O odiaram e amaram mais as trevas do que a Ele.


Isso é acompanhado pelo sono e pela falta de sobriedade, "porque os que dormem dormem de noite, e os que se embebedam embebedam-se de noite" (v. 7). O sono também tomou conta de grande parte da cristandade atual. Muitos se tornaram surdos à Palavra de Deus, e muitas vezes é impossível dizer se alguém pertence ao Senhor ou não.


O mais surpreendente, porém, é a crescente falta de sobriedade. Em uma época em que as pessoas fingem ser "esclarecidas" e não querem mais acreditar em nada que não entendam, elas se tornam cada vez mais entusiasmadas com questões de fé ou são vítimas das invenções da superstição humana.


Como é reconfortante a sobriedade das pessoas que podem ser reconhecidas como "filhos da luz"! Nelas, vemos os três grandes: fé, amor e esperança. A fé e o amor preservam o coração como uma couraça, proporcionam motivos saudáveis e afeições puras para com o Senhor. Mas a esperança da salvação é o "capacete" que preserva nossa mente para que ela permaneça firmemente focada no objetivo: a plena posse da salvação no futuro "corpo de glória" (Filipenses 3:21).


Leitura diária da Bíblia: Josué 9: 1 - 15; 1 Coríntios 7: 25 - 40



Nenhum comentário:

Postar um comentário