sábado, 12 de agosto de 2023

Lembrai-vos das maravilhas que fez. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas! Salmo 105: 5, 2

As maravilhas de Deus

 

O Salmo 105 descreve os caminhos de Deus com os patriarcas e o povo de Israel. 

 

Assim, ao lermos esse Salmo, descobrimos como Deus é fiel ao cumprir de forma confiável Suas promessas a Abraão muitos séculos depois. Ficamos impressionados com o cuidado e a sabedoria com que Deus age quando permite que José passe por grandes sofrimentos no Egito para preparar o caminho para os irmãos. E ficamos maravilhados com a onipotência de Deus quando Ele lança pragas sobre o Egito para que Seu povo possa ser libertado e entrar na Terra Prometida. Sim, esse Salmo mostra claramente que Deus sempre tem boas intenções com Seu povo.


O mesmo Deus ainda está ativo para nós hoje em amor e misericórdia. Ele tem um bom caminho para cada crente individualmente, mas também para nós juntos como seu povo de propriedade celestial.


Se refletirmos sobre a ação de Deus, isso provocará uma reação em nós. É por isso que o Salmo começa com várias exortações. Por sermos tão esquecidos, somos estimulados a continuar lembrando e refletindo sobre Suas obras maravilhosas.


A intensa ocupação com a bondade de Deus leva, então, como que por si só, a louvá-Lo, glorificá-Lo e cantar louvores a Ele (v. 1-3). Também somos incentivados a buscar Sua proximidade: "Buscai ao SENHOR e a sua força; buscai a sua face continuamente" (v. 4). Além disso, há implicações para nossos semelhantes: Tornamos conhecidos os feitos de Deus entre as nações (v. 2). Além disso, uma profunda alegria entra em nosso coração em vista da bondade de Deus para com seus filhos: "Alegre-se o coração" (v. 3).


Vale a pena refletir sobre a ação maravilhosa de Deus com seu povo!


Leitura diária da Bíblia: Josué 13: 1 - 13; 1 Coríntios 11: 1 - 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário