quarta-feira, 23 de agosto de 2023

E aconteceu que, queixando-se o povo, era mal aos ouvidos do SENHOR. Números 11: 1

No contexto desse versículo, não é mencionada nenhuma circunstância específica sobre a qual os israelitas se queixaram. Aparentemente, havia um descontentamento geral sobre como Deus estava conduzindo seu povo.

 

Esse descontentamento também ocorre hoje. Ele pode se manifestar na feia tendência de falar negativamente sobre outros crentes ou sobre as reuniões cristãs no local. Deus ouve tudo isso e essas queixas são "más aos seus ouvidos".


A reclamação não faz parte do "fruto do Espírito". É uma "obra da carne" e prejudica a vida espiritual. Não é raro que filhos de lares cristãos tenham abandonado o caminho da fé porque havia mais reclamações do que ações de graças em casa.


Quando a tendência de reclamar é tão evidente, é de se temer que a comunhão pessoal com o Senhor seja prejudicada e que haja uma autoavaliação errônea. Evidentemente, a pessoa não olha para os irmãos e irmãs na fé ou para si mesma do ponto de vista do Senhor.


Quando o povo de Israel "lamentou após o Senhor" na época de Samuel, havia uma atitude subjacente muito diferente: o desejo de renovar a comunhão com Deus. Samuel instruiu os israelitas a se arrependerem a Ele de todo o coração e a removerem os ídolos de seu meio. Somente isso poderia realmente ajudar. Eles se reuniram em Mizpá e confessaram seus pecados a Deus. Deus então lhes deu uma vitória maravilhosa sobre os filisteus e ficou do lado deles novamente (1 Samuel 7).


Quando as pessoas param de reclamar e sinceramente sentem e confessam seus pecados, Deus vem ao encontro delas. E onde Ele atua, grandes coisas acontecem.


Leitura diária da Bíblia: Josué 23: 1 - 13; 1 Coríntios 15: 35 - 49



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário