sábado, 12 de janeiro de 2019

Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.   1 Reis 19: 19, 21


Se Deus prepara uma pessoa para servi-Lo e depois o chama, então algo acontece! Às vezes abruptamente - como aqui com Eliseu. No meio de seu trabalho, vem o velho profeta Elias e lança o manto de profeta sobre ele. Sem uma palavra sendo trocada, Eliseu sabe o que essa ação significa. E esse momento é crucial para sua vida futura.

Eliseu deve suceder ao grande profeta Elias. E Eliseu faz isso sem manter a porta dos fundos aberta para uma volta. Não, ele mata a junta de bois com a qual ele acabou de arar e simbolicamente quebra as pontes atrás dele. Então, de forma consistente, ele imediatamente segue a palavra Elias. O chamado de Deus abafa todas as possíveis objeções do lado natural. Eliseu segue Elias. Ao mesmo tempo, ele também aceita inicialmente só fazer pequenos serviços para Elias: "Ele derramou água nas mãos de Elias" (2 Reis 3: 11).

Logo fica claro que Eliseu, em contraste com os profetas da época, está profundamente ligado a Elias. Eliseu não se deixa reter; Ele segue Elias até o último momento. Ele não apenas conhece os destinos de Elias - como aqueles jovens - mas também acompanha o velho profeta até lá. Ele não só sabe que "o Senhor levará Elias", mas ele experimenta tudo pessoalmente (2 Reis 2). O conhecimento dos caminhos de Deus se ancorou em seu coração. Aqui esse conhecimento se combina a um profundo afeto por seu Deus, a quem ele serve e a quem ele dedica sua vida.

Vamos aprender com Eliseu para seguir todas as ordens de nosso Senhor, mesmo que no começo seja apenas uma questão de serviços pequenos e cotidianos! E deixemos que aquilo que conhecemos na Palavra de Deus se tornae em ação nas nossas vidas! Cada dia nos dá oportunidade suficiente para seguir o Senhor com fidelidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário