quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! 

Salmo 119: 97


Nós nos ocupamos com o que gostamos e nossa ocupação nos molda.

Eu me lembro de um homem crente que gostava de estudar a Bíblia. Ele sempre dizia: "Meu hobby é a Bíblia." Não se podia ficar com ele por muito tempo, sem que ele com entusiasmo contasse o que ele acabara de descobrir na Bíblia. Como o salmista, ele se ocupava com a palavra de Deus porque a amava.

Que benefícios práticos temos de meditar na Palavra de Deus?

Primeiro, a Palavra de Deus nos torna sábios: "Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos" (v. 98). Assim, os inimigos não podem nos oprimir, porque a Palavra de Deus nos dá a sabedoria para enfrentá-los.

Então a Palavra de Deus nos faz entender: "Compreendo mais do que todos os meus mestres" (v. 99). Isso não significa que, em seguida, sabemos mais do que nossos mestres e, portanto, podemos menosprezá-los - mas a Palavra de Deus nos dá uma compreensão que excede toda a sabedoria e experiência humanas.

A Palavra de Deus nos torna muito inteligentes: "Sou mais prudente que os idosos" (v. 100). É claro: não os muitos anos de vida, mas somente a Palavra de Deus nos leva ao verdadeiro entendimento.

Afinal, a Palavra de Deus nos guarda do mal. Antes de tudo, lemos sobre a nossa responsabilidade: "De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra" (v. 101). Mas de sermos salvos, não podemos atribuir a nós mesmos; é o fruto da instrução divina: "Não me aparto dos teus juízos, pois tu me ensinas" (v. 102). Então, Deus salva do mal, aqueles que voluntariamente se deixam instruir por Ele e meditam em Sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário