terça-feira, 9 de julho de 2019

Abigail, ... era sensata e formosa 1 Samuel 25: 3


Abigail

Abigail, a esposa de Nabal, homem de coração duro, se destaca por sua inteligência. Mas acima de tudo, sua fé impressiona tão claramente em suas palavras à Davi.

Ela é casada com um homem "duro e maligno". Sem dúvida, ela é infeliz nesse vínculo, mas não tenta dissolvê-lo. Ela também sabe quando falar e quando agir com fé antes que seja tarde demais. Mas também pode calar quando parece necessário (v. 3, 19, 36).

Ela se apressa, quando se trata de levar a tempo para Davi o que ele pede, ou quando se trata de reconhecer a própria culpa e o domínio de Davi. Mais tarde, Davi a chama para compartilhar o tempo de sofrimento e vergonha como sua esposa. Também lá ela se apressa (v. 18, 23, 42).

Quando ela fala com Davi, a quem Deus escolheu, ela o chama de "meu senhor", mas de Saul, o rei rejeitado por Deus, ela diz apenas "um homem" (v 29).

Sua preocupação era salvar seu povo de um castigo cruel. Em particular, no entanto, ela queria impedir Davi de um ato que mancharia seu reinado (v. 31). Isso brota de seu amor por Davi, o ungido de Deus. E quando, através da morte de Nabal, Deus rompe o vínculo com o qual ela está ligada ao marido, ela se torna esposa de Davi. Ela segue alegremente o desterrado onde quer que seu caminho o leve. Então ela tem parte em seus riscos, mas também em sua dignidade real.

É assim que Deus recompensa a fé. Ele dá para nós mesmos muito mais do que podemos imaginar e esperar.


(Fim amanhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário