sexta-feira, 26 de julho de 2019

Elcana coabitou com Ana, sua mulher, e, lembrando-se dela o SENHOR, ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel. 1 Samuel 1: 19, 20


Lembrou-se Deus de Ana

Por que demorou tanto para Ana ter um bebê? Deus a esqueceu? Não! Ele tinha visto sua dor, ouviu suas orações, tinha escrito suas lágrimas em seu livro (Salmo 56: 8).

Mas o que teria acontecido se Ana tivesse se tornado mãe sem o tempo de prova? Seu filho teria se tornado um Samuel (isto é, ouvido por Deus)? Teria sido uma criança de oração que poderia se tornar um homem de oração? Os anos de ausência de filhos magoaram e provaram Ana profundamente, mas eles a formaram e prepararam, para que sua fé crescesse e brilhasse. Então ela foi capaz de se tornar a mãe de um profeta.

Deus queria pôr de lado o sacerdócio da família de Eli porque se tornou corrupta. Ele queria falar através de Samuel, que disse em jovem idade: "Fala, porque o teu servo ouve!" E que, quando era velho, prometeu ao povo não deixar "de orar por vós”. Samuel seria um "profeta do SENHOR" e todo o Israel saberia (1 Samuel 3:10, 20; 12: 23).

Também para nós o tempo de prova pode ser longo e até mesmo desencorajar. De Ana podemos aprender a perseverar na fé até o tempo em que "o Senhor se lembrou dela" e mudou a situação. Deus também pretende "tornar em bem" para nós. Por enquanto, declaremos que, "Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (Gênesis 50: 20; 1 Coríntios 10: 13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário