quarta-feira, 31 de julho de 2019

Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. E viu Deus os filhos de Israel e atentou para a sua condição. Êxodo 2: 24, 25


Deus lembrou-se do seu pacto

Um belo verso bíblico, que nos mostra tão claramente o interesse e amor de Deus!

"Ouvindo Deus": Era uma vida miserável e amarga no Egito, um serviço duro e injusto. Quantas vezes os israelitas clamaram, imploraram e reclamaram! Ainda hoje, todo pedido de ajuda chega ao ouvido de Deus: "Ele … ouvirá o seu clamor e os salvará" (Salmos 145: 19).

"Deus lembrou-se": Deus não os havia esquecido, mas "a injustiça" dos habitantes da terra de Canaã "não está ainda cheia" (Gênesis 15: 16). E para os filhos de Israel, a saída do Egito iria ser a libertação e resgate sob o sangue do cordeiro da Páscoa. "Deus lembrou-se” de suas promessas a Abraão" e tudo mudou.

"E viu Deus": Ele viu a opressão, a fome, a miséria. Ele contou os açoites dos feitores, viu a "dura servidão, em barro, e em tijolos". Ele não sentiu profundamente - e Ele não está hoje "cheio de terna misericórdia"? (Gênesis 1: 14, Tiago 5: 11).

"Deus atentou": nada ficou oculto. Ele conhecia e julgava tudo: abrangente, completa, justamente. Ele não reconhece todas as situações conosco? Ele também nos diz: "Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico)" (Apocalipse 2: 9). Sim, ele sabe tudo!

Quando o povo ouviu, "que o SENHOR havia visitado os filhos de Israel e lhes vira a aflição, inclinaram-se e o adoraram" (Êxodo 4: 31). A certeza de que Deus tem compaixão por nós e nos ama também nos confortará e nos elevará e produzirá louvor e gratidão em nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário