terça-feira, 30 de julho de 2019

Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Eclesiastes 11: 1


Um fazendeiro nos Estados Unidos da América, cujas colheitas eram homenageadas todos os anos na feira regional, tinha o hábito de compartilhar sua melhor semente com seus vizinhos. Quando perguntado por que ele fez isso, sua resposta foi: "Isso é pura autoproteção. O vento leva o pólen e espalha-o nos campos. Agora, se meus vizinhos cultivarem grãos de baixa qualidade, a polinização cruzada reduzirá a qualidade dos grãos em meus campos. É por isso que eu me certifico de que eles também semeiem apenas o melhor!"

O homem estava agindo muito sabiamente. O que a princípio pode parecer muito egoísta, ainda contém uma boa doutrina: todo ato altruísta, mas também todo dom para os outros, será recompensado por Deus. Naturalmente, não é sobre o caminho para a salvação, por exemplo, através de boas obras. A Bíblia é muito clara neste ponto:

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" Efésios 2: 8, 9.

Mas aqueles que são salvos não devem e não podem guardar para si seus conhecimentos, suas posses espirituais, o amor e a bondade de Deus experimentados. Tudo é concedido à nós apenas para administração por um tempo, e só traz benefícios, agora e para sempre, quando o usamos para os outros.

Então vamos à prática. Vamos passar a boa palavra de Deus, da qual vivemos espiritualmente, para os outros! Nossos semelhantes precisam disso. Isso inclui compaixão e ajuda ativa. Não há dúvida de que isso é uma luta. Mas devemos saber que "o nosso trabalho não é vão" (1 Coríntios 15: 58).

Nenhum comentário:

Postar um comentário