sábado, 27 de julho de 2019

Não mentiste aos homens, mas a Deus. Atos 5: 4


A formação da igreja de Deus no dia de Pentecostes em Jerusalém ainda não fazia muito tempo. Os primeiros cristãos amaram seu Senhor e esperavam Seu retorno. Suas posses terrenas não significavam mais muito para eles. Muitos venderam suas casas e campos e colocaram o dinheiro em um fundo comum, que serviu de subsistência aos necessitados.

Também Ananias e sua esposa Safira venderam um campo. No entanto, eles retêm parte do preço de venda para si próprios. Claro que eles podem fazer isso. Mas, ao depositarem sua doação no fundo comunitário aos olhos do apóstolo Pedro, eles fingem que é todo o dinheiro que receberam da venda. Eles querem criar uma impressão falsa na frente dos homens. Mas eles não se lembram de que Deus está observando. O fato de eles reterem uma parte do valor, Deus declara uma mentira contra o Espírito Santo. É por isso que eles instantaneamente caem mortos no chão.

Foi este um pecado antigo na cristandade? Uma aparência de piedade sem ser fato? Não, pelo contrário, tem-se a impressão de que a "aparência falsa" ocorre com bastante frequência. E se nos examinarmos, descobrimos que essa atitude também não é totalmente estranha para nós.

Naquela época, Deus imediatamente puniu esse pecado com a morte. Hoje, ele geralmente não faz mais isso. Mas isso não significa que a hipocrisia seria menos séria hoje. Em longa tolerância, Deus suporta muito do que é contrário a ele. Mas isso não deveria nos tornar descuidados; Nós sempre queremos manter sua santidade em mente! Deve ser nosso esforço viver honestamente e sinceramente diante de Deus e dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário