sexta-feira, 19 de julho de 2019

Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda. Ela concebeu, deu à luz um filho. Gênesis 30: 22, 23


Lembrou-se Deus de Raquel

Há quantos anos Raquel esperava, e fez de tudo para conseguir um filho. Sua irmã Lia agora tem sete filhos, e até as duas concubinas de Jacó têm filhos, mas a própria Raquel continua sem filhos! E o que ela não tentou tudo:
  • Ela invejava sua odiada irmã mais velha e exigia de Jacó (e, portanto, de Deus): "Dá-me filhos, senão morrerei". Jacó certamente respondeu: "Acaso, estou eu em lugar de Deus?" (V. 1, 2). 
  • Ela deu a Jacó sua própria criada como concubina e depois os nomes de seus dois filhos. Ela está feliz agora? (v. 6, 8).
  • Ela comprou de sua irmã uma planta à qual era atribuído um efeito auxiliar para engravidar (V.14 - 16).
Tudo ela tentou, nada resolveu - além de culpa, desespero e desesperança.

Mas então lemos: "Lembrou-se Deus de Raquel" Ela fica grávida e tudo muda! Raquel chama a criança de José, porque "Deus me tirou o meu vexame". E na fé ela deseja: "Dê-me o SENHOR ainda outro filho!" E Jacó? Ele de repente se lembra de Canaã e diz para Labão: "Permite-me que eu volte ao meu lugar e à minha terra." Certamente, ele precisa de mais algum tempo para partir, mas uma primeira lembrança, um primeiro desejo está lá (v 23 - 25).

Talvez você também esteja esperando por um descendente ou por um retorno ou uma reconciliação? Mas ano após ano se passa e nada muda! Confie no Senhor em silêncio e espere todas as coisas dEle (Salmo 62: 5): Deus se lembrará de você, indiferente do que isso signifique para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário