sábado, 13 de julho de 2019

E ensinaram em Judá, e tinham consigo o livro da Lei do SENHOR. 2 Crônicas 17: 9


Ao contrário dos reis do reino do norte de Israel, o piedoso rei Josafá, do reino do sul de Judá, serviu ao verdadeiro Deus. Ele honrou a Palavra de Deus e viveu de acordo com ela. Então Deus pôde fortalecê-lo e dar-lhe a força para remover os altares dos ídolos de sua terra (v. 4 - 6).

Josafá sentiu que não bastava tirar do povo o mal, os ídolos. Era necessário que o bom e a verdade, a luz brilhante da Palavra de Deus, tomasse o lugar do errado. Portanto, o rei fez ensinar a todo o povo a lei de Deus, dos cinco livros de Moisés. Com essa tarefa, Josafá ocupou alguns de seus príncipes, bem como de levitas e sacerdotes (v. 7, 8).

A lei, além dos relatos históricos, os mandamentos da vida pessoal e as regras de adoração, também contém referências para a vida do cidadão. E o grupo "misto" de doutrinas devia apresentar a vontade de Deus para todas as esferas da vida (ver Deuteronômio 17: 18; 2 Crônicas 19: 4 - 11).

Mesmo em nosso tempo, devemos provar a fidelidade ao Senhor e remover o mal e o errado de nossas vidas. E também precisamos de luz e direção positiva, assim como os mestres da época carregavam "o livro da lei" com eles. Assim, a instrução não estava nas opiniões humanas, mas se apoiava diretamente na palavra de Deus.

Quão gratos podemos ser pela Palavra de Deus! Traz luz, força e alegria em nossas vidas. E também podemos edificar e fortalecer-nos mutuamente com "a palavra da sua graça" (Atos 20: 32).

Que bênção Deus poderia dar, se todos nós levássemos a Bíblia mais conosco e consultássemos em nossos encontros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário