domingo, 7 de julho de 2019

Grande é o mistério da piedade 1 Timóteo 3: 16


O mistério da piedade (1)

O conteúdo deste verso que vai nos ocupar nos próximos domingos em detalhes já causou admiração e adoração por muitos crentes: o tema é Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Seis declarações substantivas sobre o Filho de Deus são descritas com a expressão "mistério da piedade". A palavra "mistério" ocorre várias vezes no Novo Testamento e muitas vezes descreve o que ainda estava oculto no Antigo Testamento, que foi então revelado por Cristo e pelos apóstolos e profetas do Novo Testamento, e que agora pode ser compreendido por todos os cristãos nascidos de novo. A piedade, como é descrita aqui, se desdobra nos crentes, nos quais habita o Espírito Santo.

Mas o que significa piedade? Poderia se descrevê-la com religiosidade ou honrar a Deus. Logo fica claro para nós que reconhecemos a essência de uma vida piedosa no próprio Senhor Jesus. Nunca houve um homem na terra que buscou mais a glória de Deus do que Ele. Com Ele aprendemos o que é a verdadeira piedade.

Bem, hoje o Senhor não está mais vivendo na terra. Não há mais testemunho da verdadeira piedade? Tem sim. Primeiro, há a igreja (congregação) do Deus vivo, que é chamada o “baluarte da verdade" (v. 15). A verdade, até certo ponto, está gravada ali para que todo homem possa vê-la e lê-la. Isso inclui piedade. Por outro lado, existem os crentes individuais, que estão intimamente ligados a um Cristo glorificado e O representam na terra.

Cristo mesmo - e não quaisquer leis - é o poder e a motivação para uma vida para a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário