Eu, porém, tomei a Abraão, vosso pai, dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua semente e dei-lhe Isaque. Josué 24: 3
No discurso de despedida de Josué ao povo de Israel, Deus o fez mencionar três estágios ou etapas na vida de Abraão. A linguagem é curta e concisa. E, no entanto, é tudo sobre a ação soberana do Deus Todo-Poderoso e uma fé extraordinária por parte de Abraão:
1. Abraão deixa a terra de seus pais em Ur, na Caldéia - real desenraizamento de sua terra natal anterior. Deixar os seus hábitos, desistir e deixar seus amigos, sua terra e até sua família não é fácil para ninguém. Mas Abraão fez isso sob a orientação de Deus, que o tomou "dalém do rio". Abraão obedeceu à voz de Deus. Parece fácil, mas foi um ato de fé: um ato heróico sob a direção de Deus.
2. Deus o fez "peregrinar". Não foi uma viagem divertida, mas a vida extraordinariamente árdua de um nômade. Havia também obstáculos e contratempos. Mas da perspectiva de Deus, apenas a fé de Abraão permanece aqui. Ele confiou nas promessas e na orientação de Deus porque - Deus o fez vagar. Tudo começou de Deus! Abraão apenas teve que obedecer. E ele obedeceu. Simplesmente maravilhoso!
3. Abraão e Sara não podiam mais esperar filhos. Era impossível do ponto de vista humano, mas para Deus não havia obstáculo. Ele simplesmente diz aqui: "Multiplicarei ..." Em Isaque, Deus deu a Abraão numerosos descendentes.
Observamos: Na vida de um crente, apenas os caminhos e objetivos de Deus contam. Que bom quando Deus pode realizar seus sublimes planos que Ele tem conosco. Então somos felizes e Deus recebe a honra devida a Ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário