domingo, 8 de dezembro de 2019

Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo … para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior. Efésios 3: 14, 16


Fortalecido segundo as riquezas de sua glória

Efésios contém duas orações do apóstolo Paulo. Ambas nos impressionam profundamente. Enquanto a primeira oração se dirige ao "Deus de nosso Senhor Jesus Cristo" (capítulos 1: 17), aqui, na segunda oração, se dirige ao "Pai de nosso Senhor Jesus Cristo". Na primeira oração, o foco está no homem, Jesus Cristo, glorificado, que é a cabeça sobre tudo. Na segunda oração, pelo contrário, Cristo, como Ele habita em nossos corações, está diante dos olhos do apóstolo com seu amor, que transcende nosso conhecimento.

Consequentemente, uma preocupação na primeira oração é que devemos conhecer a magnitude suprema do poder de Deus em nós. É o poder que tornou vivos espiritualmente mortos, santos e amados, e que ainda está ativo a favor deles até hoje (capítulos 1: 19).

Aqui o apóstolo pede força, para que sejamos fortalecidos no homem interior. O homem exterior é o homem visível e natural, através do qual nos comunicamos com as coisas nesta terra. O homem interior é o homem espiritual e invisível através do qual estamos em contato com as coisas eternas e invisíveis. Assim como nosso homem exterior deve ser fortalecido por coisas materiais, o homem interior precisa ser capacitado pelo Espírito Santo para poder entrar no mundo das bênçãos espirituais.

E qual é a dimensão desse poder? Não é o que achamos que precisamos, ou o que poderíamos imaginar. Isso seria muito pouco para Deus. Não, ele nos fortalece "pelas riquezas de sua glória". Deus não dá menos, pois deseja que sejamos cheios à sua plenitude (v. 19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário