terça-feira, 31 de dezembro de 2019

E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. João 14: 3


O Senhor Jesus disse essas palavras na noite em que foi traído. Como elas devem ter sido memorizadas pelo apóstolo João, mesmo que ele não entendesse na época quão importantes e abrangentes elas eram. A vinda do Senhor só foi explicada doutrinariamente muito mais tarde, especialmente através do serviço do apóstolo Paulo.

Aqui estava uma garantia que o Senhor deu a seus discípulos e que acalmou seus corações perturbados. É importante não esquecermos isso quando estamos lidando com profecias: Antes de tudo, foram palavras de esperança que o Senhor expressou e que João lembrou.

Essa esperança e expectativa da vinda do Senhor era muito importante para os primeiros cristãos - não era uma "doutrina seca" para eles. Muitas décadas depois, no final de seu ministério e vida, João escreve: “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.” Ele não diz: “qualquer que guarda a doutrina da vinda do Senhor se purifica, mas: "qualquer que nele tem esta esperança" (1 João 8: 3).

Não estou dizendo que não devemos pesquisar sistematicamente a Palavra de Deus. Isso é de grande valor, também nesta questão. Mas é importante e útil que reconheçamos como a esperança e a expectativa da vinda do Senhor moveram e motivaram os primeiros cristãos. Era uma "bem-aventurada esperança" para eles; eles eram "como homens que esperam o seu senhor". Como os tessalonicenses, eles se "converteram a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho". Que exemplo! Vale a pena nós seguirmos. (Tito 2: 13; Lucas 12: 36; 1 Tessalonicenses 1: 9 - 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário