quinta-feira, 14 de maio de 2020

Ao filho que lhe nasceu, que Sara lhe dera à luz, pôs Abraão o nome de Isaque. Sara disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho. Gênesis 21: 3, 10

Abraão e Sara (4)


Isaque nasceu e conheceremos Abraão e Sara de uma nova perspectiva.

Abraão dá nome á criança. Ele o chama como Deus lhe disse: Isaque (isto é, ele riu; ou riu). Sara concorda com esse nome e explica: “Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo.” Sim, Isaque é um presente de Deus para ela, mas também uma razão pela qual outros estão felizes com ela! Você pode sentir como ela está aliviada, como ela está feliz. A fé que "acreditava [Deus] ser fiel" tornou-se real (Gênesis 17: 19; 21: 3, 6; Hebreus 11: 11).

Quando Isaque é desmamado, Sara vê Ismael zombando de Isaque e até perseguindo-o. Então, ela pede ao seu marido: “Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho!” Ela percebe mais claramente do que Abraão que agora que Isaque está lá, não há lugar para Ismael, o filho da escrava. A carta aos Gálatas explica o significado tipológico dos dois filhos e distingue entre Isaque, o filho da promessa nascido segundo o Espírito, e Ismael, filho nascido segundo a carne (Gálatas 4: 22 - 31).

Quando Abraão ainda hesita, Deus teve que lhe dizer: “Não te pareça isso mal ... atende a Sara em tudo o que ela te disser”(v. 12). Deus lhe promete que ele cuidará de Ismael - mas que somente em Isaque as promessas de Deus serão cumpridas. E Abraão obedece.

Talvez às vezes eu não esteja perto o suficiente de Deus como marido? Talvez Deus tenha que me dizer: "Ouça a voz da sua esposa!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário