segunda-feira, 11 de maio de 2020

Os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida. Gênesis 12: 12-13

Abraão e Sara (1)


No casamento de Adão e Eva, podemos apenas dar uma olhada breve - mas decisiva. Por outro lado, podemos acompanhar o casamento de Abraão e Sara, na Bíblia por mais de 60 anos. Com seus altos e baixos, com tempos de alienação e tempos de fé. Deus chama Abrão de Ur na Caldéia. Abrão obedece e parte. Juntamente com Sarai, sua esposa, ele se muda para Canaã via Harã. Então continuam para o sul. De repente, há uma fome e eles se voltam para o Egito. É a própria decisão deles, porque não foi Deus, mas as circunstâncias os levam a fazê-lo. Quantas vezes nos assemelhamos a eles e agimos de maneira semelhante!

Abrão teme o pior e faz um acordo secreto com a esposa. Algo assim: Sarai, você é inteligente e atraente. Estou preocupado com você. Ou melhor, comigo. Digamos que você é minha irmã. Isso não é mentira, porque você é minha meia-irmã.

Abrão sugere isso por amor? Observe quantas vezes ele fala de si mesmo! Ele está preocupado com sua própria vida e bem-estar, não com a segurança de Sarai. - Mas seu casamento não é completamente moderno nisso? Porque às vezes somos egoístas e não muito preocupados um com o outro.

Mas caminhos errados apenas aumentam as dificuldades! Deus intervém e salva o casamento deles, que eles já perderam de vista. Abrão precisa escutar Faraó dizer: “Aí está tua esposa.” Para Abrão, um tapa na orelha - e para cada marido e mulher hoje uma advertência muito atual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário