quinta-feira, 21 de maio de 2020

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. João 16: 33


Com essas palavras, o Senhor Jesus conclui seus ensinamentos amorosos aos discípulos, que encontramos nos capítulos 14 a 16 do Evangelho de João. Ele próprio agora retornaria ao pai; mas os discípulos devem permanecer em um mundo hostil que os odiaria, assim como O odiavam (cap. 13: 1; 15: 18).

Eles passariam por aflições no mundo, mas suas palavras deveriam servir para que tivessem paz nEle. Agora, queremos examinar três pontos cruciais de sua instrução.

Primeiro, o Senhor apresenta aos discípulos a conexão deles consigo mesmo. Eles não O veriam mais; mas eles deveria crer nEle. Ele iria preparar um lugar para eles na casa de Deus, do Pai, e depois voltaria pessoalmente para levá-los à glória (Cap. 14: 1 - 3).

Então Ele lhes mostra a conexão deles com o Pai. Essa conexão é baseada em sua morte e ressurreição. O próprio pai ama os crentes; e eles podem vir diretamente a Ele com todos os pedidos (cap. 16: 23 - 28).

Finalmente, o Senhor Jesus aponta aos discípulos o outro consolador, o Espírito Santo. Ele estaria com eles para sempre, sim, neles, ensinando-lhes tudo e lembrando-os de tudo que o próprio Senhor havia dito e lhes dizendo o que estaria por vir. Acima de tudo, porém, Ele glorificaria o Filho de Deus (cap. 14: 16, 17, 26; 16: 13, 14).

Até hoje, esses grandes fatos devem alegrar aos crentes - ante todas as dificuldades que precisam enfrentar. Sim, também nós temos todos os motivos para ter bom ânimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário