quarta-feira, 13 de maio de 2020

E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque. Gênesis 17: 19

Abraão e Sara (3)


Abrão agora tem 99 anos, Sarai cerca de dez anos mais jovem. Segundo a experiência humana, nenhum filho é esperado neste casamento. Mas: “Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil?” (Cap. 18: 14).

Deus aparece a Abrão e muda seu nome de Abrão, que significa: Pai exaltado, para Abraão, que significa: Pai da multidão. Deus mostra sua reivindicação a Abraão e promete novamente que Abraão terá descendentes. Ele também mudou o nome de Sarai, para Sara, o que significa: princesa (cap. 17: 5, 15).

Além disso, Deus afirmou que Sara "dará à luz um filho". Uma promessa, clara e inequivoca. Como Abraão responde a este novo anúncio? Ele ri. Abraão sente como é paradoxal que eles tenham um filho na idade deles. Ainda assim, no caso dele, parece mais um riso alegre do que de dúvida; pois a esse riso Deus responde e determina o nome de lsaque. Isaque significa: Ele riu (v. 17.19).

Então Deus aparece a Abraão sob os carvalhais de Manre. Ele agora repete - também audível para Sara - a promessa de que ela terá um filho. E agora Sara também ri. Mas o riso dela contém um toque de dúvida, e Deus a repreende por isso. Deus pergunta: “Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil?" (Cap. 18: 12 - 15).

E então Sara também acredita. Ela acredita no que Deus disse: "Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa!" (Hebreus 11: 11).

Isso também nós podemos: "tê-lo por fiel", que também nos deu promessas e afirmações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário