segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 1 Samuel 17: 45

É interessante que Davi esteja mudando as palavras que Golias diz. Golias diz: "Hoje, desafio as companhias de Israel!" (v.10) - Davi, por outro lado, diz: "o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado!" Para Davi, o povo de Israel é o povo de Deus. Golias não está apenas zombando do povo, mas do próprio Deus, e isso dá coragem a Davi nessa luta desesperada. É a luta de Deus - portanto a vitória é certa, pois Deus é mais forte do que Golias.

Davi vai com Deus. Portanto, para ele, as circunstâncias também estão nas mãos de Deus. Ele vem para o acampamento porque é obediente a seu pai. Mas logo outra coisa o move. Ele está indignado com Golias, mas seus irmãos insinuam arrogância e malevolência. Eles o acusam de tentar evitar suas tarefas em casa para ver a luta. Davi responde: "Porventura, não há razão para isso?" (v. 29). O que o move é a glória de Deus - e isso é motivo suficiente para ele.

Pode-se ser corajoso quando o inimigo está longe. Mas quando Davi está na frente de Golias, ele diz a mesma coisa que disse ao povo. Davi confia em seu Deus, ele deseja honrá-lo. E isso lhe traz vitória. Pois toda a terra deve saber que Israel tem um só Deus. “e toda a terra saberá que há Deus em Israel. E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança” (v. 46, 47). 

Com uma atitude assim, você e eu também seremos vitoriosos!


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 4: 1 - 16; João 17: 20 - 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário