segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Segundo a palavra que concertei convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habitava no meio de vós; não temais! Ageu 2: 5

Com esta palavra de consolo, Deus se dirigiu ao fraco remanescente dos judeus que havia retornado à terra dos pais, depois de um longo e vergonhoso cativeiro. Ele lembrou aos repatriados sua lealdade para encorajá-los.

Eles haviam reconstruído o templo ao seu lugar anterior. A casa de Deus agora era pequena e inferior em comparação com o esplêndido edifício que Salomão havia construído na época; e com dor sentiram que tudo não era mais como antes. Mas Deus não queria que o pequeno remanescente de Seu amado povo ficasse desanimado por causa disso. E assim Ele mostrou a eles o que realmente importa: não na força e na glória externas, mas no fato de que sua palavra e seu Espírito continuam como antes no meio do povo de Deus.


Quando o povo de Israel saiu da terra do Egito sob o comando de Moisés, Deus estava, como que, comprometido com o povo por meio de sua palavra. E ele cumpriu sua promessa - naquela época e agora novamente. Eles também tinham o testemunho de seu Espírito em seu meio, que atuava especialmente por meio dos profetas. O que faltava para eles se sentirem confiantes e encorajados?


Quão bom e fiel é Deus! Quão atencioso Ele trata com seu povo, até mesmo com cada um que se volta para Ele! Por isso ninguém deve se desesperar quando o caminho conduz por dificuldades. Deus se comprometeu por sua palavra, e o Espírito Santo habita em cada crente hoje. Com Deus "não há mudança, nem sombra de variação"; portanto, não estamos sem suas fontes de consolo e força nos “tempos trabalhosos” dos “últimos dias” (Tiago 1: 17; 2 Timóteo 3: 1).


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 16: 29 - 17: 6; João 11: 

32 - 44

Nenhum comentário:

Postar um comentário