sexta-feira, 10 de setembro de 2021

O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração. Então, temi sobremaneira. Neemias 2: 2

O rei persa, Artaxerxes, tinha muito conhecimento da natureza humana: Ele percebeu que a expressão facial incomum de seu copeiro Neemias não era causada por doença. Na verdade, foi "tristeza do coração".

Essa tristeza aparecendo no rosto de Neemias na presença do rei era perigoso para ele. Mas ele tinha ouvido falar como Jerusalém permanecia desolada, a cidade de seus pais. Aquilo o atingiu tão profundamente e por dentro, que ele não conseguiu esconder sua tristeza.


Para um copeiro servir ao rei era apropriado uma expressão feliz e não triste. Aqueles que não o fizeram porque não controlavam suas emoções o suficiente poderiam provocar a ira do governante. - Portanto, Neemias ficou com muito medo quando o rei questionou o seu estado de espírito.


Não precisamos ter esse temor diante de nosso Deus: Ele também exige obediência de nós, mas se nós - seus filhos! - estamos oprimidos e deprimidos, Ele é “o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação”. Ele não faz isso apenas quando nossa tristeza se torna visível no exterior; Ele é realmente o "conhecedor do coração de todos". Seu conforto atende às nossas necessidades e nos ajudará em sua sabedoria, amor e poder (2 Coríntios 1: 3, 4; Atos 1: 24).


Neemias também experimentou isso naquela época: “A boa mão de Deus” direcionou o coração do rei a seu favor (v. 8).


Leitura diária da Bíblia: 1 Reis 18: 30 - 46; João 12: 20 - 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário