sábado, 25 de setembro de 2021

Num só ano os não lançarei fora diante de ti, para que a terra se não torne em deserto, e as feras do campo se não multipliquem contra ti. Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que sejas multiplicado e possuas a terra por herança. Êxodo 23: 29, 30

Deus promete ao povo de Israel que Ele mesmo expulsará os inimigos da terra prometida. Ele anexa essa promessa à condição de que eles obedeçam aos seus mandamentos e não sirvam aos deuses pagãos (v. 21, 22, 24).

Sim, Deus expulsará os inimigos de seu povo, mas não quer dar a eles toda a terra de uma vez, mas apenas "aos poucos". Sem dúvida, seria possível para Deus afastar o inimigo em um curto espaço de tempo - mas Ele não age dessa forma. Porque? O povo não consegue colocar “a planta do pé” em todas as partes da terra ao mesmo tempo. No entanto, se todos os inimigos fossem expulsos, a terra ficaria desolada: e os animais selvagens se multiplicariam em detrimento de Israel (Deuteronômio 11: 24; Josué 1: 3).


Isso nos dá dicas úteis para nossa vida de fé hoje: “Porque, em parte, conhecemos” -- sempre de parte em parte (1 Coríntios 13: 9). Se Deus nos permitisse compreender totalmente todas as verdades da fé de uma só vez, ficaríamos completamente esgotados. É impossível acolher e confirmar tudo com o coração ao mesmo tempo, desfrutar com Ele e orientar nossa prática de vida de acordo com isso. Mas precisamente para este propósito, Deus nos deu a sua palavra; e só assim se torna nossa possessão espiritual (cf. 2 Timóteo 3: 16, 17).


Talvez nossas mentes possam absorver muito sem que nossos corações e vidas o acompanhem. Mas o conhecimento apenas teórico é “enfadonho” e envolve grandes perigos. Portanto, é importante ler a palavra de Deus com atenção, acolhê-la no coração e obedecê-la. Então Deus dá mais conhecimento; e há um crescimento espiritual saudável - para nossa alegria e glória de Deus. Podemos confiar em nosso Deus, que “expulsará de nós os nossos inimigos” (cf. Esdras 7: 10; João 7: 17).


Leitura diária da Bíblia: 2 Reis 3: 1 - 15; João 17: 1 - 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário