domingo, 25 de dezembro de 2022

Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Isaías 11: 1

Um rebento do tronco de Jessé


O profeta Isaías usa uma figura da natureza em sua profecia: um tronco velho brota de novo e um rebento verde cresce. Enquanto tal renovo ainda for um rebento pequeno e jovem, ele é chamado de rebento.


Com esta figura, Isaías aponta para o homem Jesus Cristo, que viria a esta terra como um descendente de Davi. Como o reino de Davi estava em ruínas naquela época, Isaías fala do tronco de Jessé.


O rebento é no princípio um broto tenro e discreto, mas pode crescer até se tornar uma árvore poderosa. Assim, o renovo é um símbolo de humildade e simplicidade, mas também uma figura de esperança e glória futura. Estes dois significados apontam para o duplo alcance desta profecia.


Primeiro, o rebento fala do Senhor Jesus caminhando nesta terra em humildade, em sua primeira vinda. Mais tarde, Isaías usa novamente a mesma figura e descreve profeticamente que Jesus, como o rebento, "não tinha aparência nem formosura" aos olhos dos homens. Para os homens Ele era apenas o filho de um carpinteiro, "era desprezado" por eles (cap. 53: 2, 3. Mas para Deus Ele sempre foi Seu Filho amado em quem Ele estava bem contente e encantado.


O cumprimento real desta profecia de Isaías ainda está no futuro, quando o Senhor Jesus Cristo virá à Terra uma segunda vez. Então Ele aparecerá com poder e grande glória, estabelecerá o reino de Davi e reinará em Seu reino de paz.


Este maravilhoso renovo já deu frutos gloriosos para Deus em sua primeira vinda e o fará novamente em sua segunda vinda.


Leitura diária da Bíblia: Zacarias 12: 1 - 14; Marcos 14: 55 - 72

Nenhum comentário:

Postar um comentário