segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.. Lucas 9: 23

No mundo, as pessoas lutam pela auto-realização, pelo livre desenvolvimento de sua personalidade, de suas próprias habilidades, de seus próprios interesses e inclinações. Ao fazer isso, os padrões morais da Bíblia são muitas vezes desconsiderados; em todo caso, porém, a ênfase excessiva no eu coloca o ego do homem no centro e afasta a disposição de servir. Em contraste, o Senhor Jesus resumiu os princípios que devem guiar um cristão na passagem bíblica de hoje: Auto-negação, renunciando à vontade própria e entregando-se a Ele.

 

Um discípulo de Jesus não vive mais "para si mesmo", mas para seu Senhor "que morreu por ele". Ele não estabelece as prioridades de sua vida mas deixa isso para o Senhor, a quem ele segue. Ele coloca todas as suas habilidades naturais, sua força e seu tempo à Sua disposição (2 Coríntios 5: 19).


Tomar a cruz significa estar pronto para aceitar a vergonha do mundo. O cristão não só é crucificado para o mundo e não vive mais para ele, ele também compartilha em tudo a sorte de seu Senhor. Ao apontar que o Filho do Homem não tinha lugar onde pudesse reclinar sua cabeça, o Senhor deixa claro pelo exemplo o que deve ser envolvido (Lucas 9: 57, 58).


O Senhor Jesus não força ninguém a segui-Lo. Ele diz: "Se alguém quiser..." O verdadeiro discipulado vem sempre de uma decisão de fé. Só pode ser motivado pelo amor por ele, que "me amou e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2: 20). O especial: O caminho da abnegação dá ao discípulo de Jesus uma satisfação plena e profunda - isto é algo bem diferente do que o mundo procura alcançar através da 'auto-realização'.


Leitura diária da Bíblia: Zacarias 6: 1 - 15; Marcos 13: 14 - 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário