quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

E sucedeu, depois disso, que Davi consultou ao SENHOR, dizendo: Subirei a alguma das cidades de Judá? E disse-lhe o SENHOR: Sobe. E disse Davi: Para onde subirei? E disse: Para Hebrom. 2 Samuel 2: 1

O rei Saul caiu em batalha com os filisteus. Davi, que Deus já havia nomeado rei no passado, está hospedado em Ziclague, no território dos filisteus. Vejamos agora os detalhes de seu retorno a Judá. Eles são exemplares para todos aqueles que querem servir ao Senhor e seu povo.

 

Não lemos que Davi se impõe ao povo, nem mesmo que ele chame a atenção para si mesmo. Ele também não é um daqueles que habilmente trabalha nos bastidores para chegar ao seu objetivo.


Por outro lado, depois de ter se escondido de Saul por tanto tempo, ele não se retira magoado ou arrogante - como: "Que os outros venham e me perguntem"! Não, Davi busca comunhão com o povo a fim de poder assumir sua responsabilidade por eles. Isto expressa a atitude: "Estou pronto!"


Antes de mais nada, Davi pede orientação a Deus. A resposta de Deus é: "Sobe". À pergunta específica de, para onde ir, o Senhor responde: "Para Hebrom". Então Deus responde às perguntas de Davi gradualmente, pouco a pouco. Isto mantém o questionador - então como hoje - dependente dEle.


Davi obedece; ele vai para Hebrom. Um pouco mais tarde, os homens de Judá chegam lá e o ungem rei sobre sua tribo (v. 4). Como Davi não pressionou, mas estava disposto a servir, Deus pôde usá-lo para pastorear seu povo como um rebanho - um prenúncio extraordinariamente belo de Cristo (Salmo 78: 70 - 72).


Leitura diária da Bíblia: Habacuque 3: 1 - 19; Marcos 10: 23 - 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário