quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho. Salmo 4: 7

O trigo e o vinho fazem parte da bênção terrena que Deus havia prometido a seu povo Israel. E Davi, o rei de Israel e autor deste Salmo, teve trigo e vinho em abundância.

 

Mas agora Davi está aparentemente fugindo de seu filho rebelde Absalão (cf. Salmo 3: 1). E nesta situação angustiosa, ele sente uma alegria que vai muito além da alegria de todas as bênçãos terrenas. É a alegria na comunhão com Deus!


Davi experimentou que Deus responde ao chamado dos seus que vivem uma vida justa pela fé; ele sabe que, como "piedoso", é colocado à parte para Deus e sob sua proteção e que há uma vida à luz de Deus e que há vida à luz da presença de Deus (Salmo 4: 2, 4, 7; ver também Romanos 4: 5 - 8).


Nesta comunhão com Deus, Davi experimenta uma profunda alegria interior, especialmente no momento em que é perseguido. Esta alegria é de uma qualidade completamente diferente de qualquer outra alegria; e permanece como uma fonte de conforto e força, mesmo quando as circunstâncias externas se tornam menos favoráveis.


A bênção terrena é um dom de Deus; e ainda assim devemos ter cuidado para não perder de vista o Doador celestial através de uma preocupação excessiva com os dons terrenos. Isto é ainda mais verdade hoje, quando os crentes em Cristo são agraciados com as bênçãos celestiais.


O Senhor Jesus deseja que "permaneçamos Nele" e "permaneçamos em Seu amor". Nesta profunda comunhão com Ele, "Sua alegria estará em nós e nossa alegria será completa" (João 15: 7 - 11).


Leitura diária da Bíblia: Zacarias 9: 1 - 17; Marcos 14: 12 - 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário