terça-feira, 20 de dezembro de 2022

E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns varões de Chipre e de Cirene, os quais, entrando em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. Atos 11: 19, 20

Os apóstolos foram obedientes à missão que o Senhor lhes havia dado, e em Jerusalém "davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus" (cap. 4: 33). Mas eles não começaram a pregar o Evangelho além de Jerusalém. Para isso, o Senhor usou outras pessoas:

 

Após o apedrejamento de Estevão, os crentes foram perseguidos e dispersos, mas "os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra". Filipe, o evangelista, pregou o Cristo em Samaria, onde sua mensagem foi recebida com grande alegria. Depois, ele pregou o evangelho a um alto funcionário etíope (cap. 8: 4 - 8, 26 - 39).


Mas o Senhor também usou o testemunho de outros crentes, que talvez nem todos tenham tido um dom especial como evangelistas, mas que se preocuparam em falar dEle aos que os rodeavam. Eles não se limitaram a seus correligionários judeus, mas também falaram com seus compatriotas não-judeus. "E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor" (cap. 11: 21).


Todos os crentes, homens e mulheres, recebem dons de graça, para usar para glorificar seu Mestre, mas estes são dons diferentes - nem todos são evangelistas. Entretanto, todos são chamados a serem testemunhas de Cristo, independentemente do dom recebido (ver Romanos 12: 5, 6; 1 Pedro 4: 10; 1 Coríntios 12: 18, 28 - 30).


Leitura diária da Bíblia: Zacarias 7: 1 - 14; Marcos 13: 28 - 37



Nenhum comentário:

Postar um comentário