sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança. Deuteronômio 14: 24

Discipulado completo


Como discípulos de Jesus, é nosso desejo seguir nosso Mestre e Senhor o mais perto possível. Nisto podemos aprender com Calebe, de quem a Bíblia testifica várias vezes que ele seguiu a Deus completamente.


Discipulado completo significa, antes de mais nada, seguir a Deus em todos os momentos. No versículo de hoje, Deus enobrece seu servo Calebe quando ele tem 40 anos de idade; mas 45 anos depois Deus ainda pode dizer o mesmo sobre ele! (Josué 14: 14). - Podemos ser incitados a seguir nosso Senhor Jesus Cristo em cada fase da vida. Como seria bonito se consagrássemos completamente nossas vidas a Deus desde a juventude até a velhice!


Discipulado completo também significa seguir a Deus em todos os lugares. Seja no Egito, no deserto ou na terra de Canaã, Calebe vivia com Deus em todos os lugares. - Seguimos nosso Senhor e Mestre em todos os lugares? Em casa, na escola, na universidade, no trabalho, em viagem e onde quer que ninguém nos veja?


Naturalmente, a expressão discipulado total também descreve a qualidade do discipulado. A extraordinária devoção de Calebe era particularmente evidente em situações difíceis: A escravidão no Egito não era um mar de rosas. Em Cades-Barnéia, ele ficou quase sozinho contra o povo descrente e rebelde que queria apedrejá-lo, mas Calebe se apegou sem medo às promessas de Deus a respeito da Terra Prometida. E embora Calebe não fosse o culpado por ter que permanecer no deserto por mais 38 anos, ele seguiu sem reclamar. - Quão fiel o nosso discipulado é, fica evidente especialmente em tempos de crise! É precisamente quando há oposição e "tempos de deserto" que o Senhor quer que confiemos Nele incondicionalmente.


Leitura diária da Bíblia: Zacarias 3: 1 - 10; Marcos 12: 28 - 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário