sábado, 10 de dezembro de 2022

Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento. Lucas 5: 31, 32

O publicano Levi aceitou o chamado para seguir Jesus. Ele é conseqüente: imediatamente faz um grande banquete para seu novo Senhor em sua casa. Todos os que estão presentes têm permissão para participar. Não é muito nobre o povo que se reúne aqui: "publicanos e pecadores", os fariseus e escribas os consideram desprezíveis e censuram os discípulos de Jesus.

 

Quando Jesus ouve isto, Ele mesmo assume a resposta por Seus discípulos. Ele não foge. Ele não se distancia dos outros convidados, não minimiza o caráter deles, mas faz uma comparação: assim como não os sadios, mas os doentes precisam de um médico, assim também não são os fariseus hipócritas e presunçosos que precisam dEle como Salvador, mas os pecadores.


É precisamente para eles que Ele veio. Ele quer chamar tais pecadores. Ele chama ao arrependimento, à conversão interior.


Ele quer transformar as pessoas. Esta mudança começa no coração, enquanto o pecador condena sua antiga vida e seu antigo modo de vida diante de Deus. Isso é arrependimento, e é o que o Levi acaba de fazer. Mas agora ele vive de uma maneira completamente nova, completamente diferente: para Jesus Cristo - e para aqueles que também precisam d'Ele como Salvador. Por isso Levi uniu o Senhor com seus colegas de profissão, com os outros publicanos. Eles também deveriam conhecê-lo como Salvador.


Já experimentamos isso nós mesmos? Esse encontro salvador, curador, transformador com Jesus? Se sim, o que fazemos para ajudar outros a conhecê-Lo, o Salvador do mundo?


Leitura diária da Bíblia: Sofonias 3: 1 - 20; Marcos 11: 1 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário