Israel, sob a instrução de Deus, havia conquistado uma grande vitória sobre Jericó, pois Deus havia derrubado o muro da cidade. Portanto, a conquista tinha sido fácil. Agora eles iriam conquistar Ai, uma cidade muito menor. Os espias trouxeram a notícia de que dois ou três mil homens poderiam vencer a cidade sem dificuldade. Josué, portanto, enviou três mil, mas eles foram completamente derrotados.
Por que isto aconteceu? Josué havia procurado o conselho dos espias, mas ele não havia consultado o Senhor. - Isto também acontece conosco, que após uma vitória para o Senhor sofremos uma derrota um pouco depois? Isto acontece frequentemente porque saímos com falsa confiança, após a vitória, em vez de perguntarmos pela vontade do Senhor e, consciente e simplesmente, confiando nEle.
Jericó é uma figura do mundo em seu caráter fundamental. Pela graça e poder de Deus, todos os nascidos de Deus venceram o mundo. Este é um fato fundamental devido a nossa fé no Filho de Deus (1 João 5: 4, 5).
Ai exemplifica o mundo em seus detalhes. Podemos pensar: estes detalhes são insignificantes; podemos lidar facilmente com eles porque, em princípio, já superamos o mundo. - E então chega a uma derrota embaraçosa.
Além disso, a força de Israel foi enfraquecida pela falta de sinceridade e ganância de Acã. Este pecado teve que ser exposto e condenado antes que Israel pudesse conquistar a Ai. Finalmente, toda a nação também teve que ir para a batalha contra a Ai. Somente desta forma eles poderiam superar.
Leitura diária da Bíblia: Habacuque 2: 1 - 20; Marcos 10: 13 - 22
Nenhum comentário:
Postar um comentário