A vitória do amor
“Amai a vossos inimigos!” - Esse mandamento do Senhor Jesus certamente não é fácil de ser colocado em prática. Mas quando alguém realmente se torna um filho de Deus e um discípulo fiel de Jesus, o amor de Deus o capacita a demonstrar amor até mesmo aos seus inimigos.
Na época em que o Império Otomano estava se expandindo para a Europa Central, conta-se que um jovem oficial cristão foi capturado pelos turcos e levado para a fortaleza de Belgrado. O comandante o chamou e lhe ofereceu grandes honras e recompensas se ele se tornasse muçulmano. Mas o prisioneiro se recusou a negar Cristo e, por isso, foi torturado de todas as formas possíveis. Mas o Senhor fortaleceu sua fé. Mais tarde, amigos conseguiram libertá-lo.
Dois anos depois, o cruel comandante foi capturado durante uma batalha perdida e entregue ao jovem oficial que ele havia torturado. Quando ficou de frente com seu prisioneiro, encontrou-o em uma postura defensiva desafiadora, pronto para enfrentar qualquer insulto.
“Faça o que quiser”, disse ele, “mas eu só obedecerei à lei de nosso profeta”.
“E eu”, disse o oficial, “só obedecerei à palavra do meu Senhor. Ele disse: 'Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem'. Como servo de Cristo, farei com que lhe seja concedida a liberdade.” O comandante capturado ficou sem palavras. Mas o oficial o levou para sua casa para lhe contar mais sobre o amor de Jesus.
Leitura diária da Bíblia: 1 Samuel 1: 1 - 11; Efésios 3: 14 - 21