segunda-feira, 8 de abril de 2024

E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que, primeiramente, vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me e deixa aos mortos sepultar os seus mortos. Mateus 8: 21, 22

Aqui vemos um homem do amplo círculo de discípulos do Senhor Jesus para quem havia um obstáculo decisivo para seguir completamente o Senhor: Ele acha que não pode fazer isso imediata e incondicionalmente. Ele se sente obrigado a enterrar seu pai, que obviamente havia acabado de morrer.

Como entender a resposta - à primeira vista - dura do Senhor a esse discípulo? Certamente Ele não está dizendo que os laços e as obrigações familiares não são válidos perante Deus. Afinal de contas, Ele nos deu esses relacionamentos e espera que os filhos honrem seus pais. A bênção se baseia nisso. Por exemplo, certa vez o Senhor castigou a atitude de pessoas que queriam oferecer presentes a Deus, mas ao mesmo tempo negligenciavam seus deveres para com os pais. Os crentes que não se importam com seus parentes se comportam pior do que os incrédulos (Mateus 15:1-9; 1 Timóteo 5:8). Devemos prestar atenção especial a isso em nossos dias, pois o amor natural está desaparecendo cada vez mais - até mesmo entre filhos e pais (Êxodo 20: 12; 2 Timóteo 3: 1 - 4).


Então, o que o Senhor quer dizer com sua resposta? Ele deixa claro: segui-Lo deve ter prioridade sobre todos os outros relacionamentos. Ele diz em outro lugar: "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim". De forma ainda mais forte: "Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe ... não pode ser meu discípulo" (Mateus 10: 37; Lucas 14: 26). Os discípulos de Jesus seguem o Senhor com tanta determinação que, aos olhos dos outros, pode parecer que eles estão negando seus laços naturais.


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 22: 1 - 30; Gálatas 1: 10 - 24



Nenhum comentário:

Postar um comentário