quinta-feira, 25 de abril de 2024

Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Atos 1: 6, 7

Como judeus tementes a Deus, os apóstolos esperavam que o Messias acabasse com o reinado dos romanos e restaurasse o reino de Israel. Eles acreditavam que Jesus era o Messias "que havia de redimir Israel" (Lucas 24:21). Nos quarenta dias entre a ressurreição e a ascensão, o Senhor Jesus havia falado aos discípulos "acerca das coisas concernentes ao reino de Deus". Os discípulos pensaram que havia chegado o momento em que Ele estabeleceria Seu reino em poder e glória (versículo 3).

No entanto, o Senhor explicou para eles que o reino não seria estabelecido agora. Os tempos ou as estações para isso estão sob o controle de Deus; não são uma questão para os discípulos. Nesse meio tempo, eles têm outra missão a cumprir (versículo 8). - Alguns teólogos ensinam que o relacionamento de Deus com Israel está completamente terminado e que não haverá um reino terreno sob o Messias. Mas isso não é de forma alguma consistente com as palavras do Senhor. O Senhor não disse que o reino não viria de forma alguma, mas que Deus sabe a hora.


O profeta Zacarias profetiza sobre o Messias que "seus pés estarão sobre o Monte das Oliveiras naquele dia". O Senhor Jesus voltará para libertar Israel; e Ele "será rei sobre toda a terra" (Zacarias 14: 4, 9).


Repetidas vezes, os profetas do Antigo Testamento profetizaram a vinda do Messias e Seu abençoado reinado na Terra. Hoje vemos que muitos judeus já retornaram à terra de seus pais e estão cercados por seus antigos inimigos. Certamente, "aquele dia" está se aproximando, quando Cristo aparecerá, de quem os profetas falam com tanta frequência e a quem "o Pai entregou em seu próprio poder".


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 32: 15 - 33; Efésios 2: 1 - 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário