terça-feira, 16 de abril de 2024

O povo serviu ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que sobreviveram a Josué. Juízes 2: 7

Josué foi um homem que viveu na santa presença de Deus e se apegou a Deus com fé viva. Os anciãos de Israel e Josué conheciam Deus, obedeceram à Sua palavra e mantiveram o povo unido enquanto viveram. Vemos algo semelhante com os primeiros cristãos: Paulo e os outros apóstolos mantiveram os crentes unidos na mente do Senhor, e a congregação foi preservada de uma decadência óbvia. Mas os apóstolos morreram e não deixaram sucessores. 

Na segunda geração de um "movimento", geralmente encontramos fracasso e declínio. Naquela época, em Israel, a segunda geração não via mais a obra do Senhor por si mesma, mas apenas aprendia sobre ela de segunda mão. Como resultado, eles só aprenderam sobre os grandes feitos de Deus indiretamente e compreenderam as verdades da fé antes com a mente do que com o coração. 


Como é fácil para as gerações seguintes ter a verdade apenas na cabeça e não no coração. Então, podemos falar sobre o Cristo glorificado, sobre a posição celestial da igreja e sobre todas as bênçãos associadas a ela; mas é outra coisa se as aprendemos pelo Espírito Santo nas próprias Escrituras. 


Podemos confessar que ocupamos um lugar "fora do arraial" e carregamos "o vitupério de Cristo" (Hebreus 13: 13). Mas devemos nos perguntar: A verdade que defendemos nos foi transmitida apenas de "segunda mão" ou nosso coração tem lidado com o próprio Deus? Estamos seguindo a Palavra de Deus e o Espírito Santo ou apenas homens? 


Deus deu líderes ao Seu povo, e somos gratos quando eles "nos falam a palavra de Deus", mas não podemos segui-los cegamente (Hebreus 13:7). Devemos ter o cuidado de seguir um Cristo vivo no poder do Espírito Santo. 


Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 28: 15 - 32; Gálatas 4: 21 - 31



Nenhum comentário:

Postar um comentário