terça-feira, 23 de abril de 2024

Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. 1 João 4: 19

O capítulo 4 da Primeira Epístola de João contém uma passagem maravilhosa que poderia ser intitulada "O cântico do amor de Deus". Em que consiste esse amor divino e como ele é expresso é mostrado aqui de três maneiras. A passagem consiste em três "passagens":

A primeira passagem (versos 7-10) menciona o amor de Deus por nós: "Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo." Deus demonstrou seu amor por nós "não poupando seu próprio Filho, mas entregando-o por todos nós". Esses versículos deixam claro que o amor de Deus já foi totalmente demonstrado no passado, quando Ele "deu Seu Filho" (Romanos 8: 32; João 3: 16).

A segunda passagem (versos 11-14) nos mostra o efeito que o amor de Deus tem em nós no presente. É um amor que agora está "aperfeiçoado em nós". A perfeição de seu amor é que ele é totalmente expresso em nós. O significado completo dessa perfeição fica claro quando lemos: "se nós amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeita a sua caridade."

Na última parte (versículos 15-19), fica claro que o amor de Deus por nós tem uma realização que só será plenamente vista no futuro: "Nisto é perfeita a caridade para conosco, para que no Dia do Juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo."

Assim, o amor de Deus:

  • "para conosco" - a prova de seu amor no passado,

  • "em nós" - o gozo e o efeito de seu amor no presente e

  • "conosco" - o cumprimento de seu amor no futuro.

Leitura diária da Bíblia: Deuteronômio 31: 19 - 29; Efésios 1: 9 - 14




Nenhum comentário:

Postar um comentário